Residentes de Business Intelligence testam protótipo com os servidores dos Juizados Especiais na JFRN

Os residentes do time de BI da JFRN seguem nas atividades de testes da ferramenta de Triagem de Petições Iniciais, junto aos servidores dos Juizados Especiais Federais. O objetivo dessa etapa é coletar as percepções acerca da usabilidade da plataforma por parte dos servidores envolvidos nessas atividades de triagem e agendamento de perícias. Além dos servidores que já haviam realizado os testes em Natal, foram convidados servidores também das subseções de Mossoró, Assu, Caicó e Ceará Mirim. O benefício esperado com a ferramenta é reduzir o tempo de triagem dos processos que envolvam perícia nos juizados especiais federais. 

Para o teste, que são realizados individualmente com cada servidor, são agendadas duas reuniões pelo canal de comunicação Teams. A primeira para demonstração do uso da plataforma e envio dos manuais. Além disso, foram apresentados os meios de acesso ao sistema, a utilização da plataforma e como compreender os resultados obtidos. No segundo encontro é realizado o registro do feedback após uma semana de uso da ferramenta.  

Os feedbacks coletados por meio dos testes estão sendo utilizados para verificação de eficácia, inserção de novos recursos e melhoria na plataforma que temporariamente está funcionando desacoplada do PJe e chama-se CEOS. 

O objetivo do projeto é integrar, no futuro, essa ferramenta de triagem de processos judiciais para fins de perícia direto ao PJe 2.x (PJeCNJ). Essa solução usa algoritmos de aprendizagem de máquina e os dados de triagens já realizadas no passado pelos servidores no sistema CRETA para construir uma solução de inteligência artificial com assertividade e eficiência. 

Já testaram a ferramenta os servidores Vinícius Sousa e Silva, Diretor da Vara de Mossoró; Gustavo Henrique Costa, Diretor da Vara de Ceara Mirim; Rômulo Pereira Tristão, servidor da 9° Vara; Rodrigo Flávio Pereira de Aguiar, servidor da 11° Vara; Hudson Paulinelli, servidor da 3° Vara; Ivanaldo Rodrigues, servidor da 7° Vara.