Sprint 6: Finalização do framework padrão para projetos de softwares | Botão do Pânico | Painéis de BI | Gerenciamento de Rede Sem Fio

No dia 05/03/2018 foi realizado o planning da sprint 6. Além da prestação de contas da sprint passada, foram definidos novos objetivos para a equipe de residentes. A equipe de infraestrutura teve uma reunião especial, com a participação de professores do IMD, para discutir o estudo inicial e as considerações do grupo sobre a rede sem fio para os visitantes da JFRN. O time de desenvolvimento ficou dividido em duas equipes: a primeira ficou responsável por finalizar o framework inicializado nas últimas sprints, já a segunda equipe irá desenvolver uma nova aplicação: o Botão do Pânico, uma aplicação que permitir a juízes gerarem alertas caso encontrem-se em uma situação de risco à sua segurança e/ou integridade. Por último, mas não menos importante, o time BI continua a criar os painéis BI para auxílio de tomada de decisão.

Extensão (20/03/2018):

Após uma reunião onde a primeira versão do Botão do Pânico foi entregue e as melhorias do framework foram apresentadas, foi decidido estender a sprint 6, em vez de se iniciar novos projetos, principalmente devido à agenda apertada das próximas semanas, que incluía eventos como a participação da JFRN na Campus Party Natal 2018. Dessa forma, continua-se a execução dos projetos dessa sprint, dando-lhes a chance de serem aprimorados.

Objetivos

  • Implantação e gerenciamento de rede sem fio para visitantes da JFRN
  • Conclusão do framework padrão de desenvolvimento
  • Elaboração das aplicações que compõe o projeto Botão do Pânico
  • Elaboração do painel de BI para estatísticas dos processos (Tebas e PJe)

Datas

  • Início: 05/03/2018
  • Previsão de entrega: 27/04/2018
  • Fim efetivo: A definir

Tarefas

  • Time da infraestrutura:
  • Estudo implantação e gerenciamento de rede sem fio
    • Adicionar os hosts no zabbix (switches/racks)
    • Adicionar os hosts no mapa
    • Baixar firmware atual
    • Mapear racks do prédio principal
    • Atualizar nomenclatura dos Switchs no Zabbix
    • Levantamento os Servidores Virtuais
    • Atualizar Zabbix
    • Solicitar acesso aos switchs
    • Mapear Portas de uplink
    • Mapeamento de IP, Endereço, Quantidade de Hosts
    • Fazer Documentação (Configurações dos Switches)
    • Acesso aos switches 1° Andar
    • Acesso aos switches 4° Andar
    • Montar topologia
    • Criar Template de monitoramento dos Switches
  • Time de desenvolvimento:
    • Framework:
      • Autenticação via AD
      • Integração com o FileServer
      • Pesquisa avançada
      • Implementação de funcionalidades CRUD restantes
      • Ajustes no Log
      • Remoção de bug na edição de nota de versão
      • Verificar a possibilidade upload de imagem no token
      • Deixar a barra de paginação fixa na tela de registro de log
      • Ajustes de Notas de Atualização
      • Erro ao adicionar/trocar foto
      • Ajustes de módulo
      • Ajustar envio de foto no cadastro de usuário
      • Ajustar zoom da página que não tem limite
      • Listagem dos módulos do manual, pois o mesmo estava alterando a ordem
      • Ajustes de documentação do Framework
      • Incorporar o TinyMCE localmente
    • Botão do Pânico
      • Análise do protótipo inicial disponibilizado
      • Verificação de possíveis soluções já disponibilizadas no mercado
      • Implementação da aplicação com melhorias na interface gráfica com usuário, aprimoramentos e migração para tecnologias usadas na casa
      • Documentação
      • Análise de soluções de mercado
      • Teste de acesso externo
      • Implementação da criptografia de mensagens
      • Ajustes no tamanho do botão do pânico
      • Implementação do back-end da aplicação lado cliente
      • Configuração do sistema
      • Pesquisa de método de criptografia de mensagem
      • Integração entre o botão e o código tcp desenvolvido
      • Proteger chave AES com RSA
      • Adição/Substituição de biblioteca de atalho para OSX e Linux
      • Gerar par de chaves RSA para a segurança
      • Criação de Log
  • Time do Business Intelligence (BI):
    • Elaboração do painel de BI com as estatísticas do processos da entrada, saída e o total de processos tramitados na JFRN.

Entrada

Processo

 
  • Levantamento de soluções do mercado para o Botão do Pânico