Sprint 003 - Super[Ação]

[Microsoft] Testes de implantação de solução de colaboração Microsoft.

Não foram executados testes devido a não terem criados os acessos para a equipe.

[AD] Aplicação de mudança de senha.

Foram feitas as alterações do domínio bem como a inserção de textos com orientações sobre o preenchimento do formulário da aplicação de mudança de senha da rede. Servidores do NTIC testaram e autorizaram a disponibilização do sistema inicialmente para usuário com senhas fracas. Está atualmente em produção.

[NetBox]  – Instalação, análise, testes e criação de relatório.

Foi Realizada a instalação em container utilizando Docker, análise e testes básicos, finalizando com a criação de documentação utilizando dados reais da infraestrutura da rede da JFRN disponibilizados na base de conhecimento. Para a próxima sprint será demonstrado alguns recursos para a equipe da infraestrutura para avaliar a possibilidade da implantação do sistema Netbox na JFRN. A documentação foi utilizada como relatório da atividade final da disciplina de banco de dados.

[PostgreSQL] – Upgrade da versão do Banco de Dados utilizada.

Foram realizados testes bem sucedidos, migração dos schemas do PostgreSQL de produção, na versão 9.8 e restauração do backup de produção na máquina de testes sem erros para a versão 13.2. Definido para próxima sprint a implantação em produção com participação do setor de infra e desenvolvimento da JFRN.

[PLONE] – Verificar compatibilidade, temas do governo e planejar implantação.

Conforme estudos, análises e requisitos para o software feitas pela equipe de infra da residência concluiu-se que não é viável manter o uso do Plone como software de colaboração da base de conhecimento. 

Após reunião com a product owner foi decidido a possibilidade de migração para o wordpress ou plataforma de colaboração da Microsoft. Foram criadas novas issues para próximas sprints para a análise e testes dessas ferramentas.

[VOIP] – Avaliar criptografia de chamadas, definir e implantar arquitetura entre brasilia e dmz (SIP Proxy).

Após análise e testes de diversos softphones pela equipe, foi escolhido o software Linphone por ser grauito, multiplataforma: Windows, Linux, MacOS, Android e IOs, utiliza criptografia e de fácil instalação e configuração.

Para o recebimento das chamadas via ramais externos sem a utilização da VPN da JFRN, foi implementado um proxy SIP utilizando o software Kamailio que encaminhará todo o tŕafego para a Issabel que é o servidor de chamadas VoIP. Para a próxima sprint será testada e implementada a segurança dessa solução bem como a sua alocação para a DMZ.

Datas

Início: 28/01/2021
Entrega: 24/02/2021 

Missões

Entregas