Sprint 15 - Jingle Bells

     

Na Sprint 15, última do ano de 2021, ocorrida entre 19 de novembro a 16 de dezembro, os residentes em Business Intelligence (BI) da 3ª turma de residência em Tecnologia da Informação (TI) da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN) trabalharam intensamente para superar algumas mudanças de percurso. As mudanças foram um desafio, mas os residentes conseguiram contornar com excelência e realizar a entrega.

Durante a sprint, na cerimônia de retrospectiva, realizada com a presença do Diretor do Núcleo de NTIC, David Montalvão Júnior, os residentes de BI em conjunto com a equipe de Stakeholders chegaram ao consenso de que seria melhor distribuir os projetos conforme as demandas e habilidades das equipes. Dessa forma, achou-se conveniente repassar o Projeto Hígia para a equipe de desenvolvimento, enquanto a equipe de BI fica responsável pelos painéis e desenvolvimentos de aplicações em IA.

Para realizar a transição do Projeto Hígia para a equipe de Desenvolvimento, os residentes de BI realizaram a documentação do Projeto e o Backlog do Produto, para que dessa forma, a outra equipe de desenvolvimento pudesse entender o contexto do Hígia e orientar-se quanto a sua implementação e desenvolvimento.

Houve a ideação de um novo projeto. Assim, mais uma vez os residentes, com sua natureza inovadora, apresentaram um MVP (Minimum Value Product). O novo projeto trata-se do CEOS, uma aplicação Web para processamento de petições iniciais. A inspiração veio do contato com o Projeto de classificadores anteriormente desenvolvido. Ele foi idealizado para processar as petições iniciais, consumindo os recursos diretamente do Sinapses. Como resultado do sistema ele retorna se aquele processo existe a necessidade ou não da realização de perícias.

Em relação a manutenção dos painéis foi dado o início da reformulação dos indicadores de sobrestamento e arquivamento sem baixa, porém essa atividade ficou em impedimento devido a necessidade da definição das regras de negócio pelo TRF5.

Quanto ao Projeto do Classificador de Petições, composto por 2 etapas, apareceram alguns impedimentos quanto a ferramenta Sinapses do CNJ. Para contornar esses impedimentos, foi realizada uma reunião com a equipe de suporte do Sinapses. Foi um momento de muito aprendizado, oportunidade única para sanar as dúvidas dos residentes.

Um dos residentes de BI deu início ao TCC no qual a proposta é a reestruturação completa do BI da JFRN, onde será realizado a reestruturação do código de forma dinâmica, o preparo do ambiente local para atender tanto o QlikSense quanto o QlikView ocasionando a melhora na eficiência de atender demandas de manutenção dos painéis.

Dessa forma, houveram mudanças significativas e iniciativas inovadoras na Sprint 15, permitindo que os residentes de BI estejam mais alinhados com os projetos e motivando a equipe para entrega das soluções. 




Datas

Início: 19/11/2021
Entrega: 16/12/2021