O residente Paulo André de Melo Costa, realizou neste dia 23 de Fevereiro de 2017,  uma palestra sobre Restful Web Services. Participaram da palestra servidores, estagiários e residentes da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Com sua experiência adquirida nos estudos e desenvolvimento do novo framework da JFRN, Paulo abordou a conceituação de Web Services, a Diferença entre SOAP x REST e API x API RestFul, o nível de maturidade das aplicações e por fim realizou um exemplo prático em java, utilizando o Spring Boot e Spring Rest.

O Rest é uma das tecnologias utilizadas pela nova arquitetura do PJE, que está sendo adotada pelo TRF-5 e pela JFRN, que está desenvolvendo um framework padrão utilizando todas estas tecnologias.

Imagem de Paulo André ministrando a palestra.

 

Representational State Transfer (REST), em português Transferência de Estado Representacional, é um estilo de arquitetura que define um conjunto de restrições e propriedades baseados em HTTP. Web Services que obedecem ao estilo arquitetural REST, ou web services RESTful, fornecem interoperabilidade entre sistemas de computadores na Internet. Os web services compatíveis com REST permitem que os sistemas solicitantes acessem e manipulem representações textuais de recursos da Web usando um conjunto uniforme e predefinido de operações sem estado. Outros tipos de web services, como web services SOAP, expõem seus próprios conjuntos arbitrários de operações.

“Recursos web” foram primeiramente definidos na World Wide Web como documentos ou arquivos identificados por seus URLs. Entretanto, hoje eles possuem uma definição muito mais genérica e abstrata que abrangem todas as coisas ou entidades que podem ser identificadas, nomeadas, endereçadas ou manipuladas qualquer que seja a maneira, na web. Em um web service RESTful, requisições feitas a um URI de recurso extrairá uma resposta que pode estar em XML, HTML, JSON ou algum outro formato. A resposta pode confirmar que alguma alteração foi realizada para o recurso armazenado e a resposta pode fornecer ligações de hipertexto para outros recursos ou coleções de recursos relacionados. Quando o HTTP é usado, como é mais comum, as operações disponíveis são GET, POST, PUT, DELETE e outros métodos HTTP CRUD pré-definidos.

Fonte: Wikipedia