O Projeto

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte começou um trabalho inédito voltado a qualidade de vida de todos que integram a instituição: analisar e adotar medidas para a postura ergonômica e desenvolver ações focadas na segurança do trabalho.
Projeto Ergo. Esse é o nome do trabalho que está sendo desenvolvido. A primeira etapa da atividade é realizar um diagnóstico sobre a situação da equipe da JFRN.
Para isso, estão sendo visitados servidores, em suas respectivas unidades, e aplicada uma pesquisa. O trabalho é por amostragem, mas chegará não apenas a sede, em Natal, e também nas Subseções. Nessa mesma etapa todos os magistrados e servidores receberão um questionário por e-mail.
Para a precisão do diagnóstico do quadro de todos que integram a JFRN é essencial que todos respondam à pesquisa. A partir do diagnóstico, será iniciada a outra fase: desenvolver um software que trará ao servidor a sugestão de atividades laborais.
Esse sistema identificará situações em que o magistrado ou servidor se encontra e irá trazer alguns exercícios que devem ser feitos para melhorar a postura ergonômica.
No Projeto PROERGO estão atuando quatro professores da Universidade Federal no Rio Grande do Norte: Ricardo Pires, Marcos Antonio Dantas, Veder Raulph Medeiros e Marco Antonio Cabral.

Software

O trabalho do Projeto Ergo terá um capítulo especial com o desenvolvimento do software que terá como função sugerir exercícios para cada magistrado e servidor, a partir de testes individuais. Ou seja, o aplicativo vai apresentar perguntas para o colaborador e a partir das respostas serão sugeridos exercícios que devem ser feitos para melhorar a postura. Esse software está sendo desenvolvido pelo Professor Alyppyo Coutinho e, recentemente, também pelo residente Paulo André de Melo Costa. O projeto desenvolvido na Seção Judiciária do Rio Grande do Norte terá duração de dois anos. O trabalho é mais uma mostra da preocupação da JFRN com a qualidade de vida de todos os seus colaboradores.

Abaixo, pode-se visualizar uma demonstração de como deverá ser o software do ProErgo quando estiver pronto:

Colaboração de Todos

Mas para desenvolvimento do Ergo é essencial a colaboração de todos, respondendo aos questionários aplicados por e-mail e também a entrevista que os professores e estagiários da JFRN estarão aplicando em todas as unidades.