Normalização das configurações dos switches da JFRN
Descrição e Justificativa
Verificado que a rede da JFRN não se encontrava saudável e que o problema poderia ser causado por possíveis inconsistências nas configurações dos switches, com o objetivo de se identificar e resolver o problema, foram desenvolvidas atividades para melhoria na qualidade do serviço entregue aos usuários da rede da JFRN e padronização das configurações dos equipamentos.
Estado atual
A atividade está em sua segunda fase de normalização. Já foi entregue o levantamento completo do inventário, com as configurações antigas e as modificações feitas com o protocolo STP. Onde já se observa melhoria na rede:
- Diminuição drástica do trafego de STP entre os equipamentos resultando em maior quantidade de banda disponível para o trafego administrativo e de backup;
- Diminuição da latência para acessos internos e externos;
- Melhoria no sistema de monitoramento (redução de falsos positivos que eram causados pela alta latência e timeout dos testes);
Agora se encontra em andamento com as demais configurações do protocolo de sincronização de hora e data e a exclusão de protocolos antigos não mais utilizados
Status: Em andamento.
Equipe
Emylle Varela
Graduada em Redes de Computadores pelo IFRN, possui título de técnica em Redes de Computadores pelo IMD/UFRN. Detém experiência na área adquirida em organizações do setor público (municipal, estadual e federal) e do setor privado. Atualmente é residente na área de Redes e Infraestrutura do programa de pós-graduação em Tecnologia da Informação do IMD/UFRN em parceria com a Justiça Federal. Entusiasta do Software Livre, Governança da Internet, Administração de Redes e Gestão de Projetos.
Mariana Fonseca
Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente graduanda em Engenharia de Computação também pela UFRN e residente da área de Infraestrutura e Redes do programa de pós-graduação do IMD em parceria com Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Interesses na área de administração de redes, cultura DevOps e IoT.
Yan Carlos
Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente residente da equipe de redes e infraestrutura no programa de pós-graduação do Instituto Metrópole Digital com parceria da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Tenho interesse nas áreas de: Administração de redes e segurança de redes.