Mapeamento de processos de gestão de incidentes e segurança

Descrição e Justificativa

Diante da carência de documentação voltada ao gerenciamento de incidentes na JFRN hoje, sem padronização e/ou otimização dos fluxos de trabalho, foi iniciada a criação de fluxogramas de gestão de incidentes tanto para situações que envolvem a indisponibilidade da rede, quanto para a segurança da informação, a fim de obtermos um avanço significativo na execução das demandas internas do NTIC.

Objetivo

Gerar o mapeamento do gerenciamento de incidentes acerca da indisponibilidade da rede e elaborar o mapeamento do processo de tratamento de incidentes de segurança da informação.

O que foi feito?

Tendo como pontapé inicial a criação do Procedimento Operacional Padrão de Indisponibilidade da Rede ao final da sprint 9, o projeto continua com a concepção de um fluxograma do processo de mitigação de incidente de segurança da informação durante a sprint 13 e a elaboração de um fluxograma do processo de prevenção de SI com previsão para entrega na sprint 14.

Benefícios

Com a conclusão dos artefatos previstos para o final deste projeto, objetiva-se identificar repetições, erros e atrasos nos fluxos de trabalho, obter novas formas de executar as demandas internas e melhorar a comunicação entre servidores do setor de Redes e Infraestrutura.

Status:  Concluído.

Equipe

Emylle Varela

Graduada em Redes de Computadores pelo IFRN, possui título de técnica em Redes de Computadores pelo IMD/UFRN. Detém experiência na área adquirida em organizações do setor público (municipal, estadual e federal) e do setor privado. Atualmente é residente na área de Redes e Infraestrutura do programa de pós-graduação em Tecnologia da Informação do IMD/UFRN em parceria com a Justiça Federal. Entusiasta do Software Livre, Governança da Internet, Administração de Redes e Gestão de Projetos.

LinkedInE-mail
Mariana Fonseca

Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente graduanda em Engenharia de Computação também pela UFRN e residente da área de Infraestrutura e Redes do programa de pós-graduação do IMD em parceria com Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Interesses na área de administração de redes, cultura DevOps e IoT.

Yan Carlos

Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente residente da equipe de redes e infraestrutura no programa de pós-graduação do Instituto Metrópole Digital com parceria da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Tenho interesse nas áreas de: Administração de redes e segurança de redes.

LinkedInE-mail