Construção de produto da residência de TI conta com a participação de usuários externos à JFRN

Os residentes Kevin Wallacy, Weverson Paulo e o Supervisor de Sistemas Willen Leiros, do Núcleo de Tecnologia da Informação se reuniram com a médica perita que atua na Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Doutora Roberta Bringel, para validar a nova versão do Sistema Higia.

O sistema Higia é uma plataforma de automação das quesitações feitas pelos peritos durante as perícias judiciais, viabilizando um canal de interação e apoio que busca auxiliar no preenchimento dos laudos de perícia para os processos judiciais em tramitação nos Juizados Especiais Federais.

Durante a reunião, a equipe apresentou o protótipo para a médica perita, que realizou testes de usabilidade simulando situações de uso da ferramenta. Após os testes, os servidores coletaram a opinião da médica perita, pontos validados e pontos com oportunidade de melhoria para facilitar o uso quando implantado.

Seguindo a metodologia ágil para gestão dos projetos, a Residência de TI conta com a participação do usuário nas etapas de compreensão e definição do problema, ideação e prototipação, validação até a implementação final da solução.

Por meio dessas iterações, o time de inovação da TI coleta novos requisitos para o backlog de construção do Higia. Por consequência, garante o alinhamento da solução com a necessidade do usuário e a entrega dos benefícios esperado ao final do projeto.