Residentes de BI se reúnem com servidores do CNJ para discutir melhorias do projeto Sinapses
No dia 16 de dezembro de 2021, os residentes da JFRN da área de Business Intelligence (BI) se reuniram com servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aprender um pouco mais sobre a plataforma Sinapses. Nessa ocasião, foi possível sanar dúvidas e alinhar o projeto conforme o que está sendo desenvolvido. Resumidamente, o projeto consiste em, através de modelos de Inteligência Artificial, realizar a triagem de processos que exigem perícias médicas.
O trabalho encontrou sua motivação no potencial estratégico que a utilização de soluções inteligentes pode conferir ao Poder Judiciário brasileiro, onde a quantidade de processos é maior que a capacidade das atuais medidas para lidar com o problema. Com o enorme volume de processos em andamento, a disponibilidade de ferramentas de suporte à tomada de decisão tem potencial de gerar grande impacto nas atividades de rotina de servidores e Magistrados do Poder Judiciário, conferindo-lhes maior agilidade e atendimento jurisdicional.
A ocasião foi bastante proveitosa para todos os presentes, em que muitas questões de caráter técnico foram respondidas. Nesse momento, os residentes puderam conhecer um pouco mais da plataforma Sinapses, desenvolvida pelo CNJ. Foram explicadas dúvidas de caráter geral, como o suporte de processamento por GPU, consumo por aplicações internas, infraestrutura do CNJ, restrições de bibliotecas, canais de comunicação e disponibilidades da plataforma.
Disso, os residentes souberam aproveitar bastante o momento e saíram bastantes satisfeitos com a disponibilidade e solicitude da equipe do CNJ para resolução de suas dúvidas. Certamente, ao longo do projeto, novos encontros poderão ocorrer e os servidores mais uma vez se colocaram à disponibilidade para eventuais consultas.