Criação de infraestrutura isolada para testes – Ambiente Virtual

Descrição e Justificativa

Diante a crescente necessidade da utilização dos mais diversos sistemas da JFRN, vem-se observando que a infraestrutura atual de servidores e armazenamento estava chegando ao seu nível limite de operabilidade saudável. Dessa forma, foi pensado em um alternativa para mitigar esse problema, chegando assim, na ideia de se reutilizar equipamentos e criar um ambiente separado ao de produção para assim liberar recursos.

Objetivo

Restaurar equipamentos de Storage (armazenamento) e Servidores utilizados anteriormente pela Infraestrutura da JFRN, que se encontravam parados e sem suporte da garantia, para serem entregues e utilizados pelo Software Gerenciador de Servidores, e assim, desafogar o uso de recursos.

O que foi feito?

Em conjunto com servidor responsável, foi feita a restauração de um dos equipamentos de Storages disponíveis, fazendo a troca dos HDs defeituosos e as configurações do Software de Gerenciamento do Storage. Foram feitos também ajustes na Rede SAN, rede de alta disponibilidade utilizada por dispositivos de armazenamento para que servidores ou computadores utilizem desse armazenamento compartilhado, para que o Software Gerenciador de Servidores possa se comunicar com o Storage. Após essas tarefas, foram entregues cerca de 26TB de armazenamento.

A etapa final constituiu no reaproveitamento de um servidor para a hospedagem do Software de Virtualização, unindo as atividades feitas anteriormente sobre o Storage e a Rede SAN, entregando assim uma infraestrutura de testes e homologação isolada ao ambiente de produção.

Benefícios

Podemos entregar ao Software Gerenciador de Servidores cerca de 11TB de armazenamento, assim desafogando o uso de recursos pelas máquinas virtuais criadas e melhorando assim seu desempenho sem mais se preocupar com o esgotamento de recursos.

Status:

  • Concluído

Equipe

Emylle Varela

Graduada em Redes de Computadores pelo IFRN, possui título de técnica em Redes de Computadores pelo IMD/UFRN. Detém experiência na área adquirida em organizações do setor público (municipal, estadual e federal) e do setor privado. Atualmente é residente na área de Redes e Infraestrutura do programa de pós-graduação em Tecnologia da Informação do IMD/UFRN em parceria com a Justiça Federal. Entusiasta do Software Livre, Governança da Internet, Administração de Redes e Gestão de Projetos.

LinkedInE-mail
Mariana Fonseca

Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente graduanda em Engenharia de Computação também pela UFRN e residente da área de Infraestrutura e Redes do programa de pós-graduação do IMD em parceria com Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Interesses na área de administração de redes, cultura DevOps e IoT.

Yan Carlos

Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente residente da equipe de redes e infraestrutura no programa de pós-graduação do Instituto Metrópole Digital com parceria da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

Tenho interesse nas áreas de: Administração de redes e segurança de redes.

LinkedInE-mail