Higia

Descrição e Justificativa​

Atualmente, no curso dos processos judiciais que tramitam nos Juizados Especiais Federais comumente é necessária a realização de perícias médicas e para tanto, os peritos que atuam nesses processos são convidados a padronizar sua avaliação de cada caso através de formulários de quesitação com modelos específicos e voltados para os casos demandados judicialmente. 

No procedimento atual, os peritos preenchem os formulários referentes às suas perícias médicas, enviados pelos servidores das varas e respondendo as quesitações sobre o caso real analisado, inclusive vinculando aos dados do processo judicial respectivo, em formato PDF e os submetem ao sistema judicial.

Nesse sentido, são utilizadas duas ferramentas para a realização de perícia: o sistema judicial e o formulário enviado pelos servidores das varas.

Ao analisarem esse processo, os residentes de BI pensaram em um projeto que pudesse melhorar o fluxo processual e que desse mais celeridade. Disto, nasce o sistema Hígia, em que os peritos preenchem os formulários de perícias médicas através de um sistema Web que concatena todos os formulários de perícias existentes e gera o documento PDF referente à perícia realizada. 

Nesse contexto, os peritos utilizam ainda duas ferramentas para realizarem uma perícia:  o sistema judicial (de onde sabem para qual processo judicial será feita a perícia) e o sistema Web (Hígia).

Benefícios

  • Simplificação do processo de perícia;
  • Celeridade nas atividades judiciais;
  • Segurança da Informação através de banco de dados;
  • Possibilidade de implementação de modelos de aprendizado de máquina através da análise histórica.

Status: Em Andamento

Equipe

Alan Silva

Analista de Qualidade (QA) com experiência em automação de sistema web/api que contemplam a pirâmide de testes, usando Ruby baseado em BDD, Cucumber, Capybara, Rspec. Residente em TI na área de Business Intelligence and Analytics (IMD/UFRN). Graduando em Eng. da Computação (UFRN) e bacharel em Ciência e Tecnologia (UFERSA)

Jadner Santiago

Residente em Business Intelligence and Analytics pela JFRN. Graduado em Gestão Pública e graduando em Administração pela UFRN.

José Carlos Marinheiro de Sousa

Residente na área de Business Intelligence (BI) na Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN), bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), técnico em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Página do LinkedIn
José Wadson

Atualmente é residente na área de Business Intelligence and Analytics na Justiça Federal do Rio Grande do Norte. É Engenheiro da Computação e Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Mestrando em Engenharia Aeroespacial pela UFRN. 

LinkedinLattes
Letícia Nascimento

Atualmente, é Residente na JFRN na área de Business Intelligence and Analytics, também é Bacharel em Ciências e Tecnologia, cursando Engenharia de Telecomunicações, ambos os cursos pela UFRN.

Manuela Sodré

Bacharel em Ciência e Tecnologia, graduada em Engenharia da Computação, com foco em análise de dados. Busco adquirir novos conhecimentos na área, assim como ajudar a desenvolver melhorias e ferramentas na Residência, podendo ajudar a Justiça federal em suas tarefas.