Higia
Descrição e Justificativa
Atualmente, no curso dos processos judiciais que tramitam nos Juizados Especiais Federais comumente é necessária a realização de perícias médicas e para tanto, os peritos que atuam nesses processos são convidados a padronizar sua avaliação de cada caso através de formulários de quesitação com modelos específicos e voltados para os casos demandados judicialmente.
No procedimento atual, os peritos preenchem os formulários referentes às suas perícias médicas, enviados pelos servidores das varas e respondendo as quesitações sobre o caso real analisado, inclusive vinculando aos dados do processo judicial respectivo, em formato PDF e os submetem ao sistema judicial.
Nesse sentido, são utilizadas duas ferramentas para a realização de perícia: o sistema judicial e o formulário enviado pelos servidores das varas.
Ao analisarem esse processo, os residentes de BI pensaram em um projeto que pudesse melhorar o fluxo processual e que desse mais celeridade. Disto, nasce o sistema Hígia, em que os peritos preenchem os formulários de perícias médicas através de um sistema Web que concatena todos os formulários de perícias existentes e gera o documento PDF referente à perícia realizada.
Nesse contexto, os peritos utilizam ainda duas ferramentas para realizarem uma perícia: o sistema judicial (de onde sabem para qual processo judicial será feita a perícia) e o sistema Web (Hígia).
Benefícios
- Simplificação do processo de perícia;
- Celeridade nas atividades judiciais;
- Segurança da Informação através de banco de dados;
- Possibilidade de implementação de modelos de aprendizado de máquina através da análise histórica.
Status: Em Andamento
Equipe
Analista de Qualidade (QA) com experiência em automação de sistema web/api que contemplam a pirâmide de testes, usando Ruby baseado em BDD, Cucumber, Capybara, Rspec. Residente em TI na área de Business Intelligence and Analytics (IMD/UFRN). Graduando em Eng. da Computação (UFRN) e bacharel em Ciência e Tecnologia (UFERSA)
Atualmente é residente na área de Business Intelligence and Analytics na Justiça Federal do Rio Grande do Norte. É Engenheiro da Computação e Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Mestrando em Engenharia Aeroespacial pela UFRN.