Sprint 8 - NO. 5, 1948
Existe hoje uma preocupação sobre a disponibilidade de recursos computacionais na Infraestrutura atual para atender a grande quantidade de máquinas virtuais que hospedam os diversos serviços da JFRN, com isso, foi pensado na criação de uma infraestrutura paralela para um ambiente somente de testes, utilizando servidores e equipamentos de armazenamento que não estavam sendo usados somente por não terem mais licença ativa, porém ainda funcionam. Com isso, espera-se desafogar o ambiente de produção, entregando um ambiente de testes robusto aos residentes, estagiários e servidores.
Esse projeto foi dividido em fases. Nessa sprint foi desenvolvida a primeira fase, que consiste em reconstruir o storage, fazendo o acesso inicial e substituindo os HDs que estavam com defeito.
Na sprint 8 também foi desenvolvida a atividade de normalização das configurações em todos os switches ativos na JFRN atualmente, nela foram desabilitados protocolos já legados, habilitados recursos e protocolos que proporcionam a segurança e organização da rede, assim como o ajuste e padronização de configurações em uso. Vale ressaltar que todo o processo e dados foram documentados e chegaram a ser validados pelo servidor do NTIC responsável por tal frente.
A missão de mapeamento de processo de gestão de mudanças e gestão de incidentes foi iniciada com o processo de consulta na literatura, em conjunto com a busca na documentação da própria justiça se teria algo que pudéssemos utilizar na concepção dessa missão. Foi criado o documento POP referente ao processo de incidente indisponibilidade da rede, somado a esse documento criamos também um fluxograma para esquematizar esse processo. Após a finalização dos dois objetos, apresentamos para uma equipe multidisciplinar, a qual nos informou pontos de melhorias. Por circunstâncias de tempo, finalizamos essa primeira versão como 1.0, e nos foi requisitada a continuidade dessa missão com maior acurácia nos pontos observados na próxima sprint.
Datas
INÍCIO: 09/11/2022
FIM: 01/12/2022
Missões
- Criação do ambiente de virtualização para testes;
- Normalização das configurações dos switches da JFRN.;
- Apresentar ambiente do gitlab runner aos times de Dev e BI.;
- Mapeamento de processo de gestão de mudanças e gestão de incidentes.;
Entregas
- Documentação do estado inicial e configurações iniciais do storage;
- Recuperação do storage pela substituição dos HDs;
- Criação dos Arrays e das LUN;
- Normalização das configurações dos switches da JFRN;
- Versão 1.0 do Fluxograma e PoP de Gestão de Incidentes - Indisponibilidade da Rede;