Dando continuidade aos estudos de DevOps e implementação de pipelines no processo de desenvolvimento de aplicações pelo setor de Sistemas, foram feitas pequenas alterações na pipeline de projetos SpringBoot para adequação do ciclo de vida desses projetos de acordo com a literatura. Unindo a missão de DevOps e a da visualização dos logs de containers Docker, foi implementada pipeline para build e deploy automatizado da stack utilizada para coleta, armazenamento e visualização de logs.
A missão dos logs teve na sprint passada o empecilho de problemas na coleta de múltiplos serviços. Após estudos em fóruns conseguimos solucionar esse problema, por meio de configurações nos arquivos do armazenador. Em seguida adicionamos à pilha serviços já em uso pela equipe de desenvolvimento . Com todos os serviços adicionados e em pleno funcionamento, como já mencionado, construímos a pipeline de toda a pilha e em sequência foi feita a documentação.
Na 6ª sprint também foi possível dar continuidade ao plano de fortalecimento da segurança da informação da JFRN. Nela foi possível atualizar e configurar os servidores responsáveis pela solução de firewall utilizada no órgão, além de habilitado o acesso remoto e concluídos os testes efetuados de forma paralela. A fim de contribuir com o plano de remodelação traçado pela equipe do NTIC, também foram instalados novos switches no container e efetuadas as ligações entre eles, o Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS) e a solução de firewall utilizada. Por fim, os testes foram executados e a conexão foi validada.