Entre 2008 e 2018, o estoque de processos no Brasil aumentou 30%, de acordo com o CNJ. Além disso, a ocupação de servidores do judiciário na execução de atividades repetitivas ao longo da tramitação de processos também é significativa. Atualmente, a utilização de ferramentas de automação de atividades e de Inteligência Artificial apresenta grande potencial para agilizar a tramitação de processos e permitir o direcionamento de pessoas para atividades mais nobres, o que motivou a criação de um sistema que contemple diversas soluções de automação de atividades realizadas em sistemas de processo eletrônico (como PJe e CRETA).
O Sistema consiste em uma plataforma web que será acessada pelos servidores, onde estarão disponíveis as diversas soluções de automação e/ou inteligência artificial, num formato parecido com uma loja virtual. Cada usuário poderá configurar um robô de acordo com a forma de trabalho da sua seção e ativá-lo, para que a atividade, outrora feita manualmente, possa ser realizada pela ferramenta. Também, pretende-se distribuir versões executáveis das ferramentas (desktop) para os casos onde for mais indicado.
Fazem parte do projeto alguns residentes das equipes BI e DEV, e servidores do NTIC da JFRN, que dão suporte ao desenvolvimento da solução, em parceria com Magistrados e servidores.
Preenchimento automático de Decisão Inicial: Disponível para 6ª Vara Federal (formado desktop)
Preenchimento de RPVs de perícias: Disponível para a 7ª Vara Federal (formato desktop)
- Início: 01/07/2019
- Término: 31/08/2020