Alta Disponibilidade em Serviços Críticos
Descrição e Justificativa
HA – High Avaibility ou Alta Disponibilidade, é uma prática dentro do Setor de Infraestrutura que impacta todo o Setor de TI de uma Instituição e que é transparente para o usuário final. Configurando a replicação dos diversos serviços e sistemas em hospedeiros diferentes, traz a garantia para que mesmo em caso de falha ou manutenção, os serviços continuem sendo entregues e em pleno funcionamento sem impactar o usuário final.
Objetivo
Identificar os serviços críticos gerenciados pelo Setor de Infraestrutura e Redes da JFRN que não são configurados, para garantir a Alta Disponibilidade dos mesmos.
O que foi feito?
Levantado por servidor responsável, a necessidade de se colocar um dos serviços de Proxy em Alta Disponibilidade. Durante duas Sprints, foram feitos estudos e testes sobre a ferramenta mais adequada ao cenário, e com aprovação, colocado em produção.
Benefícios
Temos hoje um serviço crítico dentro da Infraestrutura da JFRN, o Proxy Reverso que é um dos grandes responsáveis pelo redirecionamento de requisições WEB, garantido seu pleno funcionamento em caso de falhas ou manutenção.
Status: Concluído.
Equipe
Emylle Varela
Graduada em Redes de Computadores pelo IFRN, possui título de técnica em Redes de Computadores pelo IMD/UFRN. Detém experiência na área adquirida em organizações do setor público (municipal, estadual e federal) e do setor privado. Atualmente é residente na área de Redes e Infraestrutura do programa de pós-graduação em Tecnologia da Informação do IMD/UFRN em parceria com a Justiça Federal. Entusiasta do Software Livre, Governança da Internet, Administração de Redes e Gestão de Projetos.
Mariana Fonseca
Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente graduanda em Engenharia de Computação também pela UFRN e residente da área de Infraestrutura e Redes do programa de pós-graduação do IMD em parceria com Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Interesses na área de administração de redes, cultura DevOps e IoT.
Yan Carlos
Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente residente da equipe de redes e infraestrutura no programa de pós-graduação do Instituto Metrópole Digital com parceria da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Tenho interesse nas áreas de: Administração de redes e segurança de redes.