Sistema de Monitoramento das Salas de Redes (Projeto Argus)
Descrição e Justificativa
Arduino é uma plataforma (placa) de prototipagem eletrônica de baixo custo, de código aberto, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido e controlado pos sistemas desenvolvidos com uma linguagem de programação padrão essencialmente o C/C++.
Nessa plataforma (placa) pode-se acoplar diversos tipos de sensores e módulos tais como: teclado, telas/display, sensores touch, detectores de fumaça / gases, sensores de presença, LEDs, sistemas de RFID, motores, relés, módulos de rede cabeada / wifi e milhares de outros sensores/módulos, dando uma total flexibilidade no desenvolvimento dos mais diversos e variados projetos.
Essa demanda surgiu da necessidade do controle das 8 salas de rede onde se concentram equipamentos (switchs, servidores, patch-panels etc…) interligados às outras salas de rede e ao datacenter que não têm nenhum tipo de monitoramento com relação a temperatura, umidade, controle de presença humana e fumaça/fogo/gases.
O projeto consiste na criação de um equipamento utilizando a plataforma arduino e diversos sensores para a detecção em tempo real da: temperatura, umidade, presença, fumaça/fogo/gases e com uma sirene controlados a partir do desenvolvimento de um software específico para configurar o equipamento e monitorar essas variáveis integrado, via rede através do protocolo SNMP, ao software Zabbix / Grafana utilizado na sala de monitoramento da infraestrutura (NOC – Network Operation Center ou Centro de Operação de Redes) .
Benefícios
- Projeto de Conclusão da Pós-graduação (residência) do Residente Robson da Silva Andrade;
- Maior segurança com o monitoramento em tempo real integrado ao NOC (sala de monitoramento da infraestrutura);
- Controle dos acessos (sensor de presença);
- Alarme sonoro (sirene) ao detectar aquecimento, através de limites configuráveis, do ambiente evitando travamentos e lentidão dos equipamentos (sensor de temperatura/umidade);
- Alarme sonoro (sirene) contra incêndio (sensor de fogo/fumaça/gases);
- Diminuição de gastos com energia (controle da temperatura e umidade);
Projeto Argus
Esse projeto foi denominado Argus (em grego: Ἄργος Πανόπτης, “que a tudo vê”) em menção ao Deus Grego Argus Panoptes (Deus da Vigilância) que na mitologia grega, era um gigante cujo corpo era coberto por cem olhos servo da deusa Hera, que tinha a função de vigiar a princesa Io (umas das paixões de Zeus marido de Hera). Enquanto Argus dormia, metade dos seus olhos se fechava e descansava enquanto a outra metade vigiava.
Início: setembro de 2021
Término: abril de 2022
Status: Concluído.
Demonstração e Protótipo
Robson AndradeGraduado em redes de computadores, pós-graduado em redes e telecomunicações. Técnico em geologia. Iniciei na área de informática nos anos 90 como programador em empresas privadas. Professor na educação profissional e tecnológica desde 2005 em instiuições privadas, estaduais e federais. Microempreendedor, autodidata, entusiasta, hobista e professor voluntário de robótica e automação com uso da plataforma arduino. Atualmente residente na área de infraestrutura na Justiça Federal do RN.
Erick SilvaBacharel em Tecnologia da Informação pela UFRN, técnico em Informática pelo IFRN, e atualmente Residente na área de Infraestrutura e Redes. Além disso, sou entusiasta de Software Livre e Linux, tendo como áreas de principal interesse Redes de Computadores e Segurança de Redes procurando sempre estudar e aprofundar conhecimento sobre.
Deyvison DantasSou residente em Infraestrutura e Redes na JFRN, Bacharel em Ciências e Tecnologia, graduando em Engenharia de Computação e Técnico em Informática pela Escola Agrícola de Jundiaí. Redes, infraestrutura e administração de servidores são as áreas do meu interesse em que busco conhecimento e aprofundamento hoje. Que nunca falte humildade e sede por conhecimento.
Graduado em redes de computadores, pós-graduado em redes e telecomunicações. Técnico em geologia. Iniciei na área de informática nos anos 90 como programador em empresas privadas. Professor na educação profissional e tecnológica desde 2005 em instiuições privadas, estaduais e federais. Microempreendedor, autodidata, entusiasta, hobista e professor voluntário de robótica e automação com uso da plataforma arduino. Atualmente residente na área de infraestrutura na Justiça Federal do RN.
Bacharel em Tecnologia da Informação pela UFRN, técnico em Informática pelo IFRN, e atualmente Residente na área de Infraestrutura e Redes. Além disso, sou entusiasta de Software Livre e Linux, tendo como áreas de principal interesse Redes de Computadores e Segurança de Redes procurando sempre estudar e aprofundar conhecimento sobre.
Sou residente em Infraestrutura e Redes na JFRN, Bacharel em Ciências e Tecnologia, graduando em Engenharia de Computação e Técnico em Informática pela Escola Agrícola de Jundiaí. Redes, infraestrutura e administração de servidores são as áreas do meu interesse em que busco conhecimento e aprofundamento hoje. Que nunca falte humildade e sede por conhecimento.