Segmentação da rede
Descrição
Segmentar a rede é um processo em que se cria subredes que englobam equipamentos com características em comum. Cada um desses equipamentos com função semelhante ficam agrupados em uma subrede específica. Esse processo ainda está em andamento, mas já está bem encaminhado com muitas trechos já segmentados.
Apesar de separar os componentes em setores diferentes, essa separação é lógica e não física.
Benefícios
- melhor auditoria das eventuais falhas que possam acontecer na rede;
- maior segurança para a rede, possibilitando a aplicação de políticas específicas para um determinado setor;
- rede mais robusta e confiável, diminuindo a probabilidade de problemas;
- melhor detecção dos problemas, tornando mais rápidos a resolução dos mesmos e diminuindo o tempo de eventuais instabilidades e perdas de conexão;
Início: agosto de 2021
Término: abril de 2022
Status: Concluído
Equipe
Robson Andrade
Graduado em redes de computadores, pós-graduado em redes e telecomunicações. Técnico em geologia. Iniciei na área de informática nos anos 90 como programador em empresas privadas. Professor na educação profissional e tecnológica desde 2005 em instiuições privadas, estaduais e federais. Microempreendedor, autodidata, entusiasta, hobista e professor voluntário de robótica e automação com uso da plataforma arduino. Atualmente residente na área de infraestrutura na Justiça Federal do RN.
Erick Silva
Bacharel em Tecnologia da Informação pela UFRN, técnico em Informática pelo IFRN, e atualmente Residente na área de Infraestrutura e Redes. Além disso, sou entusiasta de Software Livre e Linux, tendo como áreas de principal interesse Redes de Computadores e Segurança de Redes procurando sempre estudar e aprofundar conhecimento sobre.
Otávio do Espírito Santo
Bacharel em Ciências e Tecnologia pela UFRN e graduado em Engenharia de Computação pela mesma instituição. Atualmente, residente da JFRN na área de Infraestrutura e Redes
Deyvison Dantas
Sou residente em Infraestrutura e Redes na JFRN, Bacharel em Ciências e Tecnologia, graduando em Engenharia de Computação e Técnico em Informática pela Escola Agrícola de Jundiaí. Redes, infraestrutura e administração de servidores são as áreas do meu interesse em que busco conhecimento e aprofundamento hoje. Que nunca falte humildade e sede por conhecimento.