Nísia Chatbot

Descrição e Justificativa O atendimento da Justiça aos cidadãos demanda considerável tempo e recursos, contudo, por vezes as requisições feitas podem ser solucionadas por contato rápido. Com isso, a terceira turma da residência da Justiça Federal do Rio Grande do Norte em conjunto com o Instituto Metrópole Digital iniciou o projeto Nísia Chatbot – assistente virtual, que tem como objetivo melhorar a prestação de serviços aos cidadãos que, diariamente, entram em contato com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte, com isso ganhando agilidade e reduzindo o trabalho físico dos servidores responsáveis pelo mesmo.  O assistente tem como base a carta de serviços da JFRN e o framework Rasa foi o escolhido para realização desse protótipo baseado em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. 

Benefícios

Dentre os benefícios, pode-se citar:
  • Tornar mais célere o processo de prestação de serviço aos cidadãos;
  • Reduzir a carga de trabalho físico dos servidores encarregados pelo atendimento ao público.

Estado Atual

O projeto foi concluído pela quarta turma de residência de BI, tendo alcançado os seguintes marcos:
  • A implementação da totalidade da carta de serviços foi realizada com sucesso;
  • Testes de usabilidade foram feitos com servidores da JFRN a fim de validar as funcionalidades implementadas e obter feedback para aprimoramentos;
  • O chatbot foi desenvolvido de forma a possibilitar interações por botões, bem como por mensagens com o uso do GPT;
  • O produto foi colocado em produção.
Atualmente, o Nísia Chatbot está disponível no site da JFRN.   

Status: Finalizado

Equipe

Ney Oliveira

Graduado como Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017) com ênfase em informática. Depois descobriu python e a área de dados. Fez um Bootcamp de Engenharia de Dados na SoulCode Academy onde teve experiências com pipelines, PySpark e Google Cloud Platform. Conheceu em uma intensiva imersão os modernos BigQuery, Cloud Storage, Dataflow e DataProc. Apaixonado por tecnologias e sempre buscando agregar novas 'soft skills'. Atualmente aluno residente no JFRN de Business Intelligence & Analytics pelo IMD/UFRN.

Patrícia Sayonara

Bacharel em Tecnologia da Informação (BTI) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com certificação de estudos secundários em Bioinformática. Entre 2019 e 2021, foi bolsista de Iniciação Científica aplicando metodologias de análise de dados com Python em base de dados do Judiciário. Atualmente é residente do Programa de Residência em TI JFRN/IMD na área de Business Intelligence & Analytics.

E-mail InstitucionalGitHub
Matheus de Andrade

Residente de Pós-Graduação em Business Intelligence e Analytics na Justiça Federal no Rio Grande do Norte e Aluno de Graduação em Engenharia de Software na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Perfil no LinkedInPerfil no GithubEmail
Bruna Alice

Bacharela em ciências e tecnologia pela UFRN. Residente em Business Intelligence e Analytics, na JFRN. Busco novos conhecimentos e aprimoramento dos já adquiridos. 

Perfil do LikendlnEmail
Fernando Murilo

Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Automação Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente residente de Pós-Graduação em Business Intelligence e Analytics na Justiça Federal do RN.

E-mail Institucional