Sprint 7 - Cartão Postal
Inicialmente tínhamos como missão primária a criação de um ambiente virtual de testes, devido a deliberações internas a equipe resolveu substituir essa demanda pela criação de componentes conteinerizados do gitlab runner. Essa missão envolve no primeiro momento estudos para criação dos componentes, em seguida a criação de três componentes para aplicações spring boot, angular e python. Feito esse processo de construção, foi necessário registrar os containers individualmente e habilitar suas funcionalidades no ambiente gitlab em questão. Concluída essa etapa elaboramos um mini guia para criação de futuros runners.
A partir de demanda interna, levantou-se a necessidade de buscar uma solução para migração do sistema de chamados utilizado pela JFRN para container Docker, com o intuito de melhor utilizar os recursos computacionais disponíveis, bem como facilitar a manutenção e resolução de problemas sobre o software utilizado. Diversas etapas de testes foram realizadas, se tem um entendimento geral do funcionamento da aplicação e verificado a persistência de dados, mas por discrepâncias da versão que se é utilizada hoje na JFRN para a versão mais atualizada do software existem muito problemas de inconsistência da base de dados que até a entrega desta Sprint não foi possível resolver.
Tendo em vista a possibilidade de formação de loops em redes com “caminhos” redundantes, como é o caso da JFRN, se faz necessária a correta utilização do Spanning Tree Protocol (STP), protocolo capaz de bloquear tais caminhos e se configurado corretamente, permitir a redução da latência provocada por excesso de quadros BPDUs. Idealizando isso, nessa missão foi efetuada a verificação de cada switch instalado e em funcionamento na JFRN atualmente, a fim de constatarmos a real situação e traçarmos um plano. Após o levantamento, o plano de normalização inicial foi definido e nele foi estabelecido o modo RSTP a ser padronizado, determinada a habilitação do BPDU Protection em todos os switches, e ajustada a configuração das edged-ports em todos os ativos. Com a normalização de irregularidades na rede e redução na latência, o objetivo da missão foi cumprido.
Datas
INÍCIO: 13/10/2022
FIM: 09/11/2022
Missões
- Criação dos componentes conteinerizados do Gitlab Runner;
- Criação de ambiente do sistema de chamados em container;
- Revisão do STP nos switches da JFRN.
Entregas
- Testes para migração do GLPI para Container;
- Normalização do STP nos switches da JFRN;
- Elaboração de um inventário dos switches, com foco no STP;
- Criação dos componentes conteinerizados do Gitlab Runner, para os projetos sboot(SpringBoot), ang(Angular) e ia(python).
- Elaboração de tutorial para criação de novos runners.