Os residentes de BI da Justiça Federal do Rio Grande do Norte estiveram presentes na 7.ª vara federal com o servidor Ivanaldo de Souza na quarta-feira, 6 de julho, e na sexta-feira, 8 de julho, de maneira remota pelo canal Teams com o servidor Hudson Paulinelli da 3.ª vara federal, para apresentar e realizar um mini treinamento do CEOS – plataforma de processamento de petições iniciais. Visando trazer aos servidores um produto mínimo viável que serve de acesso aos modelos de Machine Learning do classificador de perícias médicas. Os servidores que trabalham com uma demanda altíssima de processos seriam os principais atores e afetados com a implementação do sistema, assim puderam tomar conhecimento e começar avaliar a nova ferramenta que pretende agilizar a prestação jurisdicional no tocante das triagens de perícias médicas.
A sessão aconteceu na sede da Justiça Federal localizada em Natal/RN e contou com a presença de 3 residentes, Bruna Oliveira, Patrícia Sayonara e Ney de Oliveira. Como os processos judiciais são um processo sensível ao tempo, é essencial que os tribunais consigam acessar as informações mais recentes de maneira rápida e fácil. A apresentação começou informando os meios de acesso disponíveis com uma breve introdução ao fluxo de trabalho pensado a ocorrer com uso do sistema. O servidor aprendeu a utilizar o portal e como melhor compreender os resultados dos modelos de IA, no fim acordou-se um retorno para um feedback com cada uma das partes interessadas dado alguns dias para testagem do sistema. Esses dados de feedback podem ser usados futuramente para melhoramento no desenvolvimento do CEOS e modelos de IA, com a finalidade de melhorar e agilizar a tomada de decisão das análises iniciais. No futuro pretende-se que o sistema seja integrado ao PJe 2x/CNJ e os modelos inseridos na plataforma Sinapses do CNJ.
A inteligência de negócios é um campo de estudo essencial para quem trabalha na área jurídica. Além disso, esse treinamento foi uma ótima maneira de ensinar aos servidores dos juizados especiais um pouco do trabalho da residência de BI. Um importante passo em frente para garantir que a justiça seja servida com eficiência e eficácia.