Sprint 17 - AS, Plone, Juroam, Vlan, Monitoramento e Certificado

Esta Sprint foi a primeira realizada totalmente em home office. Nossos horários de trabalho não sofreram alterações, nos comunicamos por meio de uma ferramenta interna, temos reports diários para melhor acompanhamento e reuniões online.
Na sprint 17 tivemos seis issues, sendo que três receberam maior prioridade e cada residente da área de Infraestrutura se direcionou a uma respectiva atividade.
No caso do AS, foi documentado toda a parte das novas configurações que em breve serão utilizadas. A documentação inclue a parte lógica, configuração do Pfsense entre outras etapas importantes.

No Plone foi implantado novas políticas de segurança, além de seu backup ser validado e configurado para ser feito automaticamente todo dia e salvo em backup de fita no TRF5.
A outra atividade que recebeu enfoque, foi a Juroam, que estava com problema na autenticação cruzada. Ou seja um usuário da UFRN (nossa instituição de teste inicial) não conseguia autenticar na JFRN e vice-versa. Este problema foi solucionado com uma configuração interna e a liberação da comunicação entre a UFRN e JFRN.
A atividade de monitoramento tem como foco principal os nobreaks. A unidade da JFRN de Caicó passou por problemas recentes com esses equipamentos e dai surgiu a necessidade de que eles sejam monitorados continuamente. Seguindo a mesma linha, temos as interfaces de gerenciamento dos servidores do interior, muitos desses equipamentos não estão ligados a rede, sendo que esse passo é necessário para o monitoramento. Então foi aberto um chamado para conectar esses dispositivos.
As outras duas tarefas, da VLAN e do Certificado ficou para a próxima sprint.

Datas

Início: 06/04/2020
Entrega: 30/04/2020

Missões

Entregas