Sprint 16 - AS, Roteador, Juroam, Certificado e APs
A sprint 16 veio com duas grandes tarefas; configurar o novo servidor que fará o roteamento da AS da JFRN e a configuração de um roteador 4G, podendo se estender por até mais algumas sprints.
Foi iniciado os estudos sobre AS, para o embasamento necessário para aplicar as configurações, incluindo roteamento, protocolos os BGP e FRR, assim como o FRR no Pfsense. Também foi realizado o backup das configurações atuais.
Na segunda grande missão, foi estudado sobre o OpenWRT, mas esta tarefa foi parada por não haver mais roteador compatível disponível.
Seguindo com a Juroam, as imagens foram configuradas e finalizadas, os acessos na UFRN e JFRN também foram liberados. Um usuário foi criado no LDAP na UFRN e autenticação na federação funcionou para as duas instituições.
A respeito do certificado, o DNS para a internet foi publicado e foi necessário liberar um acesso para o Let’s Encrypt realizar alguns testes. Essa tarefa segue em andamento.
Sobre a base de conhecimento, foi revisado (e segue a revisão) as boas práticas de segurança para que o sistema seja liberado para a internet.
Foi uma sprint de adaptação, houve a migração do trabalho presencial para o trabalho remoto, mas o empenho continua o mesmo, de buscar soluções em TI para o bom e eficiente funcionamento da JFRN.
Datas
Início: 06/03/2020
Entrega: 03/04/2020
Missões
- [AS] Estudos iniciais
- [AS] Replicar configuração atual no novo servidor
- [ROTEADOR 4G] Instalar WRT e testar conexão 4G
- [JUROAM] Abrir portas na UFRN e na JFRN
- [JUROAM] Finalizar as imagens do docker
- [JUROAM] Ticket do kerberos
- [CERTIFICADO] Criar registro A do DNS internet
- [CERTIFICADO] Usar o Certbot sem o Apache
- [AP] Resolver os switches que estão faltando e rodar o script novamente
- [PLONE] Avaliar solicitações
Entregas
- [AS] Estudos iniciais
- [ROTEADOR 4G] Estudo do OpenWRT
- [JUROAM] Abrir portas na UFRN e na JFRN
- [JUROAM] Finalizar as imagens do docker
- [CERTIFICADO] Criar registro A do DNS internet