Nova central de chamados – Poti
Descrição e Justificativa
A central de chamados antigos apresentava diversos problemas de segurança, tais como: Sistema desatualizado, ataques de força bruta, não se encontrava exposto para internet. Devido aos problemas e mirando em soluções mais modernas, nos foi incubido a criação de um novo sistema de chamados, o Poti.
Objetivo
Instanciar nova central de chamados e garantir um ambiente seguro.
O que foi feito?
O desenvolvimento desse projeto passou por várias fases e mudanças, principalmente na definição da melhor forma de implantar esse software no ambiente da JFRN, ficando decidido pela forma tradicional sem a utilização de container.
Seguindo a recomendação da documentação oficial do software, foi feita a instalação de suas dependências, banco de dados e o próprio software sem maiores problemas, e realizando a migração de dados que se encontravam em um instância anterior.
Em relação a questão de segurança foi implantado um serviço de captcha que tem como objetivo resguardar ataques de força bruta. Foram feitas alterações no front, ou seja, na parte visual da aplicação de modo que customizasse as necessidades desejadas.
Benefícios
Com o término desse ciclo o serviço se encontra devidamente atualizado, apresenta melhorias relacionadas a segurança. O processo foi devidamente documentado garantindo replicação e agora se encontra disponível ao público externo.
Status: Concluído.
Equipe
Emylle Varela
Graduada em Redes de Computadores pelo IFRN, possui título de técnica em Redes de Computadores pelo IMD/UFRN. Detém experiência na área adquirida em organizações do setor público (municipal, estadual e federal) e do setor privado. Atualmente é residente na área de Redes e Infraestrutura do programa de pós-graduação em Tecnologia da Informação do IMD/UFRN em parceria com a Justiça Federal. Entusiasta do Software Livre, Governança da Internet, Administração de Redes e Gestão de Projetos.
Mariana Fonseca
Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente graduanda em Engenharia de Computação também pela UFRN e residente da área de Infraestrutura e Redes do programa de pós-graduação do IMD em parceria com Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Interesses na área de administração de redes, cultura DevOps e IoT.
Yan Carlos
Bacharel em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente residente da equipe de redes e infraestrutura no programa de pós-graduação do Instituto Metrópole Digital com parceria da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
Tenho interesse nas áreas de: Administração de redes e segurança de redes.